Transdisciplinaridade possibilita novos saberes

Maria Cândida e José Pacheco apresentaram novas perspectivas e modelos para a educação de crianças e jovens. Foto: School Picture
Maria Cândida e José Pacheco apresentaram novas perspectivas e modelos para a educação de crianças e jovens. Foto: School Picture

Como garantir a aprendizagem integral dos estudantes? Quais os modelos e métodos a serem adotados para a adesão a essa proposta educacional? As questões foram discutidas em 13 de outubro, no Congresso Internacional Marista de Educação, com a participação dos pesquisadores Maria Cândida Moraes e José Pacheco.

A convidada explicou o conceito da transdisciplinaridade, tema recorrente nos debates nas escolas. Segundo a doutora em Educação, a pedagogia transdisciplinar favorece o desenvolvimento humano, com a valorização do conhecimento. “A transdisciplinaridade é o que está entre, através e além das disciplinas. E o que está além é o sujeito”, comenta. Com a aplicação e o desenvolvimento desse conceito, os estudantes terão outros saberes, que não os acadêmicos, mas os ligados ao afeto, imaginário, à arte, intuição e dimensão espiritual.

Já o educador José Pacheco instigou os congressistas a refletir sobre os modelos educacionais aplicados nas escolas. Para ele, são necessárias audácia e solidariedade para garantir a educação de qualidade. “É preciso redefinir o conceito de escola, pensar nela em sua totalidade. Escolas são pessoas e pessoas são os seus valores”, diz. O pedagogo afirmou, ainda, que os processos atuais não criam condições para que todos aprendam. “O plano pedagógico não é cumprido. Além disso, precisamos nos questionar por que existe aula, série e turma. Por que todas as escolas começam as atividades no mesmo horário?”, ressalta.

Pacheco comentou, também, sobre o Projeto Âncora, que acompanha o ensino de diversas escolas, e apresentou experiência na cidade de Cotia (SP), onde os alunos decidem o que gostariam de aprender e os professores dão apoio e subsídios. Ao final da palestra, dúvidas dos congressistas foram esclarecidas referente aos temas apresentados.

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site