PALESTRANTES

Palestrantes confirmados

BERNARD CHARLOT

Graduado em Filosofia, Doutor e Livre-Docente em Educação da Universidade de Paris. Professor-Visitante da Universidade Federal de Sergipe, onde é membro do departamento de educação e do curso de pós-graduação em Educação (PPGED) e dos grupos de pesquisa CNPQ-UFS educação e contemporaneidade (EDUCON) e arte, diversidade e contemporaneidade (ARDICO). Professor catedrático convidado da Universidade de Porto, em Portugal. Escreveu 14 livros, publicou mais de 50 capítulos em outros livros, mais numerosos artigos e relatórios de pesquisa. Os seus livros e artigos foram publicados ou traduzidos em 18 países. Seu principal tema de pesquisa é a questão da relação com o saber. Foi consultor da UNESCO-BRASIL, Presidente da Associação Francesa dos professores e pesquisadores em educação. É membro do Comitê Internacional do fórum Mundial da Educação de Porto Alegre, do qual é um dos fundadores e membro de numerosos conselhos de revistas. Já orientou dezenas de mestrados e doutorados (na França, no Brasil, na Argentina) e supervisou vários pós-doutorados (na França e no Brasil)

 BERNARD_CHARLOT
FREI BETTO

Frade Dominicano e Escritor, autor de 60 livros, muitos deles traduzidos no exterior. Estudou Jornalismo, Antropologia, Filosofia e Teologia. É assessor de movimentos sociais. Atualmente, é colunista de religião do jornal “O Globo”; articulista dos jornais “Folha de S. Paulo”, “Hoje em Dia”, “O Dia”, “Brasil de Fato” e da revista “Caros Amigos”. Recebeu vários prêmios, no Brasil e no exterior, por sua luta em prol dos direitos humanos e diversos prêmios literários no país.

 FREI_BETTO
 JORGE LARROSA BONDIA

Professor titular de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona (Espanha). Licenciado em Pedagogia e Filosofia, Doutor em Pedagogia, Pós Doutor pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres e pelo Centro Michel Foucault da Sorbone de Paris. Professor convidado de diversas Universidades europeias e latino-americanas. É membro dos conselhos de redação e comitês científicos de uma dezena de revistas internacionais. Seus livros foram publicados na Espanha, Argentina, Colômbia, México, Venezuela, França e Brasil.

 JORGE_LARROSA
IRMÃO AFONSO MURAD

Irmão Marista,  doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, Pós-Graduado em Gestão na Fundação Dom Cabral e especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais, na USP. Foi professor e diretor de Escolas Maristas, formador e provincial. Atualmente, é professor de Teologia na Faculdade Jesuíta e no Ista, em BH. Autor de vários livros, entre os quais: Gestão e Espiritualidade; Maria, Toda de Deus e Tão Humana; Ecoteologia, Um Mosaico (Organizador).

 AFONSO_MURAD
JOSÉ CARLOS LIBÂNEO

Doutor em Filosofia e História da Educação, mestre em Filosofia da Educação e graduado em Filosofia pela Pontifícia Católica de São Paulo (PUC). Pós doutor pela Universidade de Valladollid (Espanha). Atualmente, é professor titular da Universidade Católica de Goiás (UCG). Autor de livros e artigos, membro de comissões editoriais de revistas e pertence a várias associações científicas e sindicais. Pertenceu à Comissão de Avaliação dos Cursos de Pós-Graduação em Educação , da CAPES. Foi membro de grupo de trabalho da SESu e de comissões responsáveis pelo Exame Nacional de Cursos de Graduações.

 JOSE_CARLOS
JOSÉ PACHECO

Educador, pedagogo e pedagogista é mestre em ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordenou a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes. Desde 2011 é colaborador no Projeto Ancora, uma ONG de São Paulo, que segue o mesmo modelo de ensino. É autor de livros e de diversos artigos sobre educação. Em 2004, tornou-se Comendador da Ordem da Instrução Pública.

 JOSE_PACHECO
LEONARDO BOFF

Filósofo e Teólogo. Doutor em teologia e filosofia na Universidade de Munique-Alemanha. Ingressou na ordem dos Frades Menores, Franciscanos, em 1959. Professor de teologia e espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (suíça) e Heidelberg (Alemanha). É doutor Honoris causa em política pela Universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela Universidade de Lund (Suécia). recebeu vários prêmios no Brasil e no exterior por sua luta em  prol dos direitos humanos.

 LEONARDO_BOFF
IRMÃO MARCELO BARROS

Monge Beneditino e Teólogo. Assessor de comunidades eclesiais de base e movimentos sociais. Desde Jovem, trabalha na Teologia do pluralismo cultural e religioso pelo diálogo Inter-Religioso. É coordenador Latino-Americano da Associação Ecumênica de Teólogos/as do terceiro mundo (ASETT). Tem 47 livros publicados no Brasil e em outros países.

 MARCELO_BARROS
MADALENA FREIRE

Professora primária, arte-educadora e pedagoga. Dedica-se desde 1981 à formação de educadores com grupos de reflexão e estudo. Foi fundadora do Espaço Pedagógico em São Paulo e prestou assessoria a instituições públicas e particulares em todo o território nacional. Atualmente, é coordenadora do curso de formação de professores de educação infantil – Instituto Superior de Educação Pró-Saber (ISEPS), no Rio de Janeiro. É autora de vários artigos e publicações e dos livros A Paixão de Conhecer o Mundo (1983) e Educador (2008), ambos pela editora Paz e Terra.

 MADALENA_FREIRE
MARIA CÂNDIDA

Doutora em Educação pela PUC/SP, Mestre em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Espaciais INPE/CNPQ, professora de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília, professora visitante da Universidade de Barcelona, pesquisadora visitante da Organização dos Estados Americanos, consultora do Banco Mundial, palestrante nacional e internacional, autora de vários artigos e livros, entre eles, O Paradigma Educacional Emergente.

 MARIA_CANDIDA
MONJA COEN ROSHI

Missionária oficial da tradição religiosa Zen Budista conhecida como Soto Shu, com sede no Japão. Teve sua formação inicial em Los Angeles, na Califórnia e completou o mestrado no Mosteiro Feminino de Nagoya, Japão. Organiza e orienta grupos de discípulos no Brasil, bem como no Uruguai e na Suíça. Já ordenou mais de 30 monges e monjas e cerca de 300 pessoas leigas. É professora, jornalista e Presidente do Conselho Religioso da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil e da Associação Budista do Rio Grande do Sul, Via Zen e Vila Zen. Tem feito palestras por todo o país e publicou vários livros.

 MONJA
NILTON BONDER (Rabino)

Escritor e rabino. Líder espiritual da Congregação Judaica do Brasil, é doutor em Literatura Hebraica pelo Jewish Theological Seminary. Autor de livros reconhecidos nacional e internacionalmente sobre diversos temas vistos sob uma ótica judaica. Seus livros são publicados também na Holanda, Itália, Alemanha, Estados Unidos, China, Rússia, Coréia do Sul, Espanha e República Tcheca.

 Nilton Bonder
PEDRO DEMO

É graduado em Filosofia e Doutor em Sociologia, com pós-doutorados na Alemanha e Estados Unidos. É Professor Titular Aposentado do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, instituição que lhe conferiu também o título de Professor Emérito. É Bolsista 1B de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e de Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. No Ministério da Educação, foi Secretário-Geral Adjunto de 1979 a 1983 e Diretor Geral do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) de 1984 a 1985. Orientou ao longo de sua carreira 22 dissertações de mestrado, 9 teses de doutorado, 15 trabalhos de conclusão de curso de graduação e 11 de iniciação científica. Recebeu inúmeras homenagens nacionais e internacionais; é autor de mais de 100 artigos completos em periódicos; mais de 70 livros; dentre muitas outras contribuições.

 PEDRO_DEMO