Exposição traz sonhos para a escola do século 21

Exposição em frente à entrada do palco principal. Foto: Letícia Pina
Exposição em frente à entrada do palco principal. Foto: Letícia Pina

Produção artística chama a atenção dos participantes do 5ª Congresso Internacional Marista de Educação e 2º Congresso Marista de Educandos e Famílias, em Olinda/PE. Os estudantes foram convidados a refletir sobre a escola que têm e a que desejam, sob a forma de intervenção cultural. Eles produziram desenhos e deixaram mensagens em caixas, dentro da dinâmica itinerante proposta para os espaços do Centro de Convenções de Pernambuco.

“Na exposição, o que os educandos revelaram é que a escola atual está muito centrada nos resultados e, em decorrência disso, não educa para a cidadania, a solidariedade e a gratuidade. Já a escola que eles querem está voltada para a humanização”, relata o Ir. Paulo Soares, coordenador de Evangelização da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN).

Educandos produzem caixas de forma lúdica. Foto: Tamirys Torres
Educandos produzem caixas de forma lúdica. Foto: Tamirys Torres

Sob a mediação do Ir. Luís André Pereira da Silva, do Colégio Marista do Araçagy (MA), a atividade foi pautada pela expressão e troca de experiências em grupo. “De um lado, eles puderam dar forma a esse discurso, compartilhando os desafios e anseios. Em um outro momento, concretizaram a partilha pelo desenho e pela escrita. O sentimento vivenciado foi de que conseguiram apresentar, de forma muito sincera, tudo o que esperam da escola do século XXI”, explicou Ir. Luís André.

 

 

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site