Congresso Marista reflete sobre a criação da educação

Foto: Reinaldo Fontes
Foto: Reinaldo Fontes

A criação da educação foi o tema do momento de reflexão que abriu, nesta quarta-feira, dia 12 de outubro, o segundo dia do 5º Congresso Internacional Marista de Educação, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda/PE. A celebração, organizada pelo Comitê de Espiritualidade do evento, foi inspirada na palavra bíblica do livro de Gênesis sobre o início da humanidade (1, 26-27). “Destaca a nossa relação com o meio ambiente e do ser humano como cocriador criativo da natureza”, pontuou o Irmão Delano Costa.

O grupo Andança, do Colégio Marista São Luís – Recife/PE, fez apresentação de ballet com a coreografia sobre o surgimento do mundo. O espetáculo, encenado pelos professores Julcélio Nóbrega e Raphaela França, contou com a participação das estudantes do 1º ano do ensino médio Rebeca Sena, Bruna Figueiredo, Marina Gomes e Maria Gabriela Carvalho. “O objetivo da peça é passar a ideia de que a partir de um homem e uma mulher surgiu a humanidade”, explicou Givaldo Tenório, coordenador do Setor de Arte e Cultura (SEAC) no Colégio Marista São Luís.

Foto: Reinaldo Fontes
Foto: Reinaldo Fontes

O dia de hoje é de homenagens a Dom Helder Câmara, referência na defesa dos pobres, assim como Champagnat fez à sua época, à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e ao Dia das Crianças. Nesta manhã, continuam as apresentação no 5º Congresso, com a conferência “Educação, Cuidado e Ecologia”, ministrada pelo teólogo Leonardo Boff, e a mesa redonda “Educação: reflexões sobre o sentido do saber no contexto escolar”, coordenada pelo Dr. Luiz Síveres, da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site