Ciranda de Ecosaberes mobiliza educandos

E2
Bate-papo com os estudantes. Foto: Bruna Geriz

A partir da palestra do conferencista, filósofo e teólogo Leonardo Boff, no 5º Congresso Internacional Marista de Educação, acerca do tema “Educação, Cuidado e Ecologia”, foi realizada, na manhã desta quarta-feira (12/10), a primeira atividade do 2º Congresso Marista de Educandos e Famílias. A Ciranda de Ecosaberes foi mediada pelo Ir. José Wagner Rodrigues da Cruz, vice-presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC. Por meio de perguntas e respostas, os estudantes fizeram eco do que ouviram na palestra de Boff, refletindo sobre o cuidado.

“O resultado da palestra do Boff não só correspondeu às minhas expectativas, como foi além delas. A partir da premissa do cuidado, ele trouxe reflexões sobre como podemos melhorar os problemas que afetam nossas vidas”, comentou o estudante José Gabriel Silva, 13 anos, do Colégio Marista Pio XII, de Surubim/PE. Para o adolescente, o Ir. José Wagner apresentou, com detalhes, os problemas atuais que nos fazem perder a essência e os valores.

E4 (2)
Doação de muda de Pau-Brasil para estudante. Foto: Letícia Pina

Como experiência a ser compartilhada, os participantes da Ciranda conversaram com o ex-aluno do Colégio Marista São Luís e da Faculdade Marista do Recife, Nélio Fonsêca, 27 anos. Ele relatou a experiência de plantar, desde os oito anos, 20 mil mudas de árvores das espécies Ipê Amarelo, Pau Brasil, Jenipapo, Pitombeira e Tamburi. “Uma coisa que faz parte de mim e da essência Marista, que foi literalmente plantada lá atrás por Champagnat, é ser protagonista da nossa história. Para ajudar, não precisa ser biólogo ou assistente social, basta sentir o desejo de fazer as coisas do íntimo do coração”, destacou. Nélio é administrador, professor universitário, palestrante voluntário em escolas públicas e incentivador da implantação de hortas comunitárias. A fim de reforçar o projeto, o professor ofereceu mudas para vários estudantes para propagar a conscientização ambiental.

E1
Momento de reflexão. Foto: Bruna Geriz

Os participantes da Ciranda analisaram, ainda, temas como vaidade e tempo nos dias atuais. “Precisamos fazer uma reflexão sobre a vaidade no mundo contemporâneo e saber que somos todos diferentes e nos enriquecemos com as diferenças”, destacou o Ir. José Wagner.

 

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site