Brasil Marista discute educação de qualidade

school picture5
Congressistas interagem nos intervalos culturais. Foto: School Picture

De 11 a 14 de outubro de 2016, aconteceu o 5º Congresso Internacional Marista de Educação, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda/ Brasil. Com o tema “Educação de Qualidade: sentidos, experiências e horizontes”, o evento, promovido pela União Marista do Brasil (UMBRASIL), reuniu mais de 2 mil educadores e gestores, entidades vinculadas à educação e convidados nacionais e internacionais para discutir a promoção do direito a uma educação integral de qualidade.

A cerimônia de abertura retratou a presença Marista no país e no estado de Pernambuco na formação e evangelização de crianças, adolescentes e jovens. Na acolhida aos participantes, o Ir. Valter Pedro Zancanaro, coordenador-geral do evento, ressaltou a importância de discutir o futuro da educação. “Nosso desejo é que seja um tempo significativo de conhecimento, de aprendizagens, de diálogos e interlocuções, de vivências marcantes e produtivas”, destacou o Irmão. Durante os quatro dias do evento, os 150 conferencistas, entre eles grandes nomes da educação como Leonardo Boff, Bernard Charlot e Jorge Larrosa, falaram sobre “emoção, espiritualidade e ciência”, “educação do amanhã: sentidos e horizontes”, “educação, cuidado e ecologia” entre outros assuntos que contribuem para uma educação de excelência acadêmica.

Educandos realizam flash mob no encerramento do Congresso. Foto: School Picture
Educandos realizam flash mob no encerramento do Congresso. Foto: School Picture

Em paralelo ao 5º Congresso Internacional Marista de Educação, aconteceu o 2º Congresso Marista de Educandos e Famílias que tratou de temas de grande relevância para a realidade dos jovens. Cerca de 100 jovens maristas falaram sobre suas experiências, a realidade na sala de aula e o futuro da educação. Para a educanda Karine Machado Giordani, da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, a experiência foi inesquecível. ”Foi muito bom poder vivenciar este espírito Marista de união e de CUIDADO, pois como disse Leonardo Boff: O ser humano não é nem espírito, nem criatividade, nem inteligência: ele é cuidado.  E é nosso dever transmitir esse amor e esse cuidado. Somos feitos de sonhos e desejos para Frei Betto, então, que a partir de agora possamos sonhar, e mais do que isso, acreditar que podemos sim, fazer a DIFERENÇA”, afirmou Giordani.

 

Comunicação de Trabalhos Científicos

Em sua primeira edição no Congresso Marista de Educação, a Comunicação de Trabalhos foi um sucesso. Com mais de 50 comunicações orais, 200 trabalhos acadêmicos, 20 pôsteres e 30 relatos de experiências apresentados, a Comunicação foi uma grande oportunidade para troca de experiências. “Os Trabalhos Científicos enriqueceram o 5º Congresso Internacional Marista de Educação. Foram espaços em que as convivências se transformam em aprendizagem e partilha de saberes entre os jovens, pesquisadores e profissionais da área de educação.  Pudemos atualizar o conhecimento e motivar para novos estudos e pesquisas”, afirmou o coordenador da Comissão Científica, Ricardo Mariz.

 

A multiculturalidade e a espiritualidade foram marcantes no 5º Congresso Internacional Marista de Educação. Exaltando o Carisma Marista e a riqueza da cultura nordestina, nos momentos de reflexão e envio, estudantes maristas das cidades de Surubim, Natal, Recife e João Pessoa realizavam apresentações culturais que encheram os olhos e os corações dos congressistas.

 

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site