Boff convida educadores e estudantes ao cuidado e à escuta do coração

B1
Foto: Reinaldo Fontes

A palestra inaugural do 5° Congresso Internacional Marista de Educação e 2º Congresso Marista de Educandos e Famílias teve como convidado o filósofo e teólogo Leonardo Boff. Com o tema “Educação, Cuidado e Ecologia”, a apresentação trouxe essas perspectivas a partir das transformações em andamento na sociedade e no mundo globalizado e tecnológico, que expressam dentre as características o conhecimento dissociado da reflexão.

Para Boff, o cuidado é anterior ao espírito e ao corpo e está vinculado à escuta do coração. “Pela falta de cuidado, as cidades estão abandonadas, pessoas estão passando fome, muitos idosos estão solitários”, explicou. Ao desenvolver a sensibilidade e a consciência do cuidar, incentivamos, segundo ele, a vivência da espiritualidade. “As pessoas devem buscar sempre as formas mais humanas e dignas de viver e isso está diretamente ligado à espiritualidade”, comentou.

B2
Foto: Reinaldo Fontes

Outro ponto de destaque da palestra foi a fala do convidado aos educadores e estudantes Maristas sobre a importância de fazer com que jovens e crianças não percam a capacidade de sonhar. “Hoje vivemos de pequenas utopias. Os jovens se fundam na mediocridade e na realização dos pequenos prazeres, que só trazem frustração. Não podemos deixar que os sonhos e a busca pela concretização de projetos deixem de fazer parte da nossa vida”, lembrou.

Para o teólogo e filósofo, a educação, a espiritualidade e os cuidado fazem com que os seres humanos vivam de forma harmônica com a natureza e as pessoas. “Grandes são os riscos e desafios com relação à Mãe Terra. Mas temos o brilho das estrelas e não nascemos para sofrer. Façamos, cada um de nós, a nossa parte”, finalizou.

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site