Acesso às tecnologias gera debate com educandos maristas

Equipe do debate sobre tecnologias na formação educacional. FOTO: Letícia Pina.
Equipe do debate sobre tecnologias na formação educacional. Foto: Letícia Pina.

A dimensão do uso das tecnologias na formação educacional foi o tema trabalhado, na manhã desta quinta-feira (13/10), com os estudantes do 2º Congresso Marista de Educandos e Famílias, em Olinda/PE. O mediador do encontro, Sílvio Augusto Langer, da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA), convidou os palestrantes Domingos Sávio, diretor do Centro Marista Circuito Jovem – Recife (CMCJ), e o professor de História da rede de ensino de Pernambuco, Wilson Falcão, para troca de vivências acerca do assunto.

Como forma de reflexão, Sílvio Langer alertou para o uso consciente das mídias sociais. “A tecnologia não é uma opção, ela está presente nas nossas vidas. Cabe a nós estabelecermos os limites para que possa potencializar as nossas relações”, lembrou o mediador. Na ocasião, Domingos Sávio abriu o debate ao mencionar que, há quase 20 anos, vivenciava a experiência de ser estudante Marista. Hoje a responsabilidade de partilhar com a nova geração o que aprendeu, em especial, sobre estarmos ou não conectados. De acordo com ele, é importante falar sobre a inclusão digital, uma vez que, aproximadamente, 40 mil pessoas nunca tiveram contato com a tecnologia.

Educandos interagem com palestrantes. Foto: Letícia Pina.
Educandos interagem com palestrantes. Foto: Letícia Pina.

Para a educanda Alice Marques, do Colégio Marista Pio X, de João Pessoa/PB, “estamos incluídos digitalmente e excluídos socialmente. Nós comandamos a máquina e não ao contrário. Somos o seres pensantes e a internet é a extensão do nosso mundo”, comentou a jovem de 16 anos. Ainda como parte da atividade, o professor Wilson Falcão apresentou curtas metragens produzidos por ele, sobre a ressignificação da escola por meio da linguagem audiovisual. O educador usa conteúdos disciplinares de maneira descontraída e desafiadora.

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site